Moda

Crochê: as melhores peças para usar e estar na moda!

 

O crochê, do jeito que conhecemos hoje em dia, surgiu no século XVI. Existem duas teorias acerca do seu início: a primeira indica que este começou na Arábia, no Oriente Médio, logo alcançando todas as outras partes do mundo devido às rotas comerciais do Mediterrâneo, ficando muito popular em comunidades na América do Sul.

A segunda teoria indica que sua origem ocorreu na China, devido ao fato de os chineses fazerem bonecas com a mesma técnica antes de existirem indícios da existência do crochê no Oriente Médio. De todo modo, esse material conquistou o mundo a partir do século XIX, por causa da francesa Riego de La Branchardière, que teve a ideia de desenhar padrões de crochê que podiam ser copiados pelas pessoas, publicando por volta de 100 livros para espalhar a técnica ao redor do mundo!

 

O crochê na moda

crochê na moda feminina e masculina

Peças de roupas feitas de crochê não são difíceis de encontrar, até porque o por si só não sai de moda nunca. Contudo, mais recentemente, tem voltado a ser frequente o uso por estilistas e modelos em desfiles.

As formas das peças de crochê estão sendo modernizadas pelos estilistas: saias, vestidos longos ficaram mais “sequinhos” e foram retirados babados e alguns centímetros de vestidos curtos.

Contudo, um aspecto que não sai das peças de crochê é o Romantismo que as roupas transmitem, além da versatilidade (sendo também atemporais). As roupas demoram para serem produzidas e por isso são muito valorizadas no mercado da moda, já que geralmente possuem um modelo único e bastante versátil. Melhores peças de crochê para você arrasar:

 

Cropped crochê

cropped crochê

O cropped crochê é uma peça que está super em alta nessa estação, pois com o aumento de temperatura tudo o que queremos é uma peça que valorize nosso corpo e nos permita a sensação de frescor.

Você pode usar o cropped com diversas composições: saias, shorts de cintura alta, calças de cintura alta, o ideal é que a peça de baixo marque bem sua cintura, assim você tem um look bonito, confortável e na moda.

 

Uma dica de ocasião para usar o cropped  é a praia, passeios ao ar livre e aniversários mais descontraídos e não tão formais. Na hora de lavar, dê preferência a um sabão neutro, para a peça não se desgastar tão rápido. Cuidando direito, o crochê pode durar anos até.

Maiô crochê

maio de crochê

Sabe aquela peça versátil, que você não necessariamente precisa usar somente em uma ocasião? Então, estamos falando do maiô crochê! Essa peça foi feita tanto para ser usada em uma ocasião onde se vai à praia, quanto como body juntamente a um shortinho jeans de cintura alta ou bermuda.

Apenas tenha cuidado para não sobrecarregar o look e acabar juntando muitas peças em um só. Sendo diferente dos biquínis tradicionais, é necessário ter cuidados especiais ao se lavar um biquíni ou maiô desse material: lave à mão com sabão neutro e deixe de molho somente na água por 10 minutos, não torça e deixe-o secar na sombra sem esticar, assim seu maiô de durará mais e você poderá aproveitá-lo por bastante tempo.

Blusinha crochê

blusa de crochê

A blusinha de crochê é tão versátil quanto o cropped. Ela pode ser usada com saias longas, shorts e calças jeans, ou outro look que você pensar. Apesar de estar na moda há muito tempo, é interessante pesquisar para saber quais as tendências da estação.

Uma dica que está em alta é usar a blusinha com um short jeans de barra dobrada e caprichar nos acessórios! Por ser uma roupa coringa, você pode usá-la em ocasiões que não exijam tanto requinte: um passeio a um parque, uma saída com os amigos, e até mesmo um jantar romântico na praia. 

Biquíni crochê

biquíne de crochê

O biquíni de crochê é uma das peças mais confortáveis que você irá experimentar! Não aperta, não marca a pele e é muito bonito pela possibilidade que o material nos traz de diversificar as duas peças que compõem o biquíni. Ideal para um passeio na praia ou uma ida ao barzinho na praia com os amigos, pode apostar no biquíni de crochê.

É notável que o biquíni de crochê já conquistou o mundo: garotas de todos os lugares desfilam nas praias brasileiras usando o biquíni , feitos desde o mais simples ponto-cruz, até os mais difíceis entrelaçamentos. O biquíni de crochê seca rápido, não marca e aceita uma variedade muito maior de cores.

Saia crochê

As saias de crochê são perfeitas para serem usadas em passeios frescos, onde você pode usar peças leves, contudo, com as saias você pode arriscar também em looks mais sérios, como por exemplo uma camisa social branca e uma saia midi de crochê.

Contudo, o mais comum entre as pessoas que são adeptas de roupas desse material é usá-las na praia ou em um passeio no calçadão. Existem diversos modelos e tamanhos de saia de crochê, basta escolher o que se encaixa melhor no seu estilo!

Macaquinho crochê