Casa

Jardim em casa: 6 ideias para construir o seu!

 

Provavelmente, a ideia de ter um jardim em casa pode parecer trabalhosa, ou até ultrapassada, afinal a ideia de manter um espaço verdinho, normalmente, é associada a pessoas já idosas, que buscam a jardinagem como passatempo.

Entretanto, a jardinagem tornou-se uma prática muito comum durante a quarentena. Visto como terapia, o cultivo de um jardim em casa tem ganhado muitos adeptos que buscam uma forma de sair da rotina do confinamento, de manter o contato com a natureza, de aproximar parentes, de esvaziar a mente, e até de montar um negócio.

 

Mas a pergunta que fica é como cultivar esses jardins em casa? A sua resposta está nessas 6 ideias de jardim em casa que trouxemos hoje. Eu tenho certeza que algum desses vai ficar perfeito no seu espaço!

Como surgiram os primeiros jardins?

como surgiu o jardim em casa

Fonte: unplash

Embora observemos, atualmente, um boom no interesse da jardinagem, não é tão atual assim. Estimasse que os primeiros jardins cultivados no mundo surgiram no Antigo Egito e na Babilônia. Lá o cultivo voltava-se para fins alimentares, e para estética.

Isso mesmo, estética. Assim como o famoso Jardim de Versalhes, os primeiros jardins do mundo também tinham o dever de harmonizar ambientes, de enfeitar e decorar monumentos funerários, palácios e pátios, de promover espaços de lazer, dentre outros.

 

Desse modo, outras localidades iniciaram sua especialização em jardins com seus próprios propósitos. Sendo assim, surgiram jardins que se destacaram, como os franceses, os orientais e italianos, que esbanjavam o seu poder através da arte da jardinagem.

Jardim oriental em casa

Fonte: unplash

Dentre esses destaques, podemos salientar os jardins orientais. Esses são popularmente conhecidos pelo mundo, e até inspiram a criação de outros jardins, como é o caso do jardim japonês construído em Fortaleza, CE.

 

Embora esses tempos áureos da jardinagem já tenham passado, há quem também ame a ideia de cultivar um jardim em casa para tornar o ambiente bonito. Dentro desse contexto, é possível observar que não existem limites para a implementação dos jardins interiores e externos.

Fonte: unplash

Portanto, não importa se a sua casa é pequena ou grande, se tem ou não um jardim, sempre estirá um modo de implantar um jardim na sua casa. Logo, trouxemos algumas opções de tipos de jardins para você se inspirar e cultivar.

Tipos de Jardins

Jardim Vertical

jardim vertical

Fonte: unplash

Para quem tem pouco espaço em casa, mas não abre mão de um bom jardim em casa, os jardins verticais são uma ótima alternativa.

De modo geral, essa modalidade de jardim também é conhecida como parede verde. Isso porque para implantar essa estrutura ela deverá ser fixada em uma parede de modo a aproveitar esse espaço que geralmente fica livre em nossas casa.

Desse modo, esse tipo de jardim tende a ser um dos mais acessíveis. Portanto, podemos reaproveitar algumas estruturas para cultivar esse jardim em casa. Veja algumas opções abaixo.

Pallet

jardim em casa com pallets

Fonte: unplash

Uma das primeiras ideias que vem a nossa mente quando o assunto é jardim vertical é sem dúvidas o pallet. Essa estrutura de madeira, que é bastante utilizada para carregar frutas nas feiras, pode ser reaproveitada em casa.

Para utilizar essa estrutura como “vaso” para as suas plantas, você precisará adaptá-lo. Para tanto, bastará vedar a parte que se voltará para a parede. Em seguida, você deverá preencher os espaço com o substrato ideal para as plantas a serem cultivadas.

cultivo de plantas em pallets

Fonte: unplash

Sendo assim, você deverá escolher, primeiramente, que plantas serão cultivadas. A dica que damos é diversificar as suas plantas. Isso garantirá que não haja ocorrência de pragas e destrua totalmente a sua parede verde. Além disso, atente-se as necessidades das plantas. Caso o seu espaço não seja muito provido de luz solar, não adianta investir em plantas de dias longos.

Por isso, aconselhamos utilizar cactos, barba de serpente, jibóia, colar de pérolas, lambari-roxo, véu de noiva, samambaias, orquídeas, dentre outras.

Desse modo, o plantio em pallets poderá ser colocado em qualquer lugar da sua casa. Basta escolher a parede mais sem graça e instalá-lo.

Floreira

jardim em casa em floreiras suspensas

Fonte: unplash

As floreiras são suportes de plantas feitas normalmente de madeira. Porém, diferentemente dos pallets, a floreira possui um formato que já se assemelha a um tradicional vaso, embora haja, em alguns casos, uma customização do recipiente

floreira sustentável

Fonte: unplash

Atualmente, com a maior conscientização da população há um movimento de produzir uma floreira em recipientes recicláveis, e por isso, sustentáveis. Essa ideia é uma ótima opção para aqueles que desejam cultivar um jardim em casa sem fastar muito.

Para tanto, você poderá utilizar caixotes, xícaras, chaleiras, jarros, potes de compota, janelas velhas, gavetas, dentre outros recipientes que comportem bem uma planta, e com o tempo não sejam tóxicos para as plantas.

floreiras sustentáveis

Fonte: unplash

Desse modo, você poderá enfeitar as suas janelas, escadas, ou até mesmo a sua sala com floreiras repletas de flores ornamentais, tais como begônias, petúnias, gerânios, crisântemos, dentre outras.

Cano de PVC

jardim em casa de PVC

Fonte: pinterest

Sabe aquele cano de PVC que está encostado no seu quintal, e você não sabe o que fazer com ele? Pois bem, agora já temos uma utilidade para ele!

Os canos de PVC são uma ótima alternativa para aqueles que desejam cultivar jardins em casa. Isso porque esse material é altamente resistente, atóxico para as plantas, e fácil de customizar.

De modo geral, o PVC é empregado no cultivo de hortas em casa. Para tanto, basta fazer furos na parte inferior do cano, colocar um bom substrato e plantar a sua horta. Mas também, você pode optar por cultivar flores nesse mesmo espaço.

No caso do cultivo de hortas em cano de PVC o ideal é deixá-las na cozinha, assim o acesso ao tempero fresquinho é mais rápido. Mas caso o PVC seja o lar de outras espécies, você pode colocá-lo em qualquer lugar da sua casa.

Vasos

jardim em casa em vasos

Fonte: unplash

Existem inúmeros vasos, de várias formas e tamanhos, e materiais. Para adquiri-los de forma consciente você deverá escolher quais as plantas que deseja cultivar no seu jardim em casa.